terça-feira, 13 de março de 2018

Nós somos nosso maior adversário.
Procrastinar é o hábito de adiar o que precisa ser feito e um dos fatores principais para trabalhar a procrastinação é aprender a priorizar o tempo. Perdemos muito tempo na internet, vendo televisão, falando da vida dos outros, fazendo coisas totalmente sem importância e que não somam nada em nossa vida.
O ato de procrastinar não é exclusivo de algumas pessoas, todos nós procrastinamos em algum momento e em alguma área de nossa vida.
Perceber, ter consciência, aceitar que está procrastinando é um passo muito importante para mudar esse comportamento. Essa aceitação vai condicionar sua mente para que no próximo momento você perceba e identifique que está procrastinando.
Você já ouviu falar na tríade do tempo?
A tríade é formada pelas esferas de tempo: importante, urgente e acidental ou circunstancial.
Fazemos as coisas menos importantes e adiamos as mais importantes, quando não temos mais tempo, corremos para dar conta e cumprir o prazo. Assim as atividades importantes que são aquelas que temos tempo para fazer, deixam de ser importantes e passam a ser urgentes.
Não saber lidar e utilizar o seu tempo é um dos grandes responsáveis pela procrastinação. Em outro momento falarei sobre as esferas do tempo.
Alguns sinais:
1-Ficar pesquisando um assunto na internet quando já tem informações necessárias;
2-Comprar presentes na véspera das datas comemorativas;
3-Amanhã eu estudo para a prova, amanhã eu faço isso ou aquilo;
4-Trabalhei muito hoje, essa semana e eu mereço descansar e já dormiu mais de oito horas;
5-Não posso fazer porque não tenho tempo pois tenho criança pequena;
6-Entrar várias vezes ao dia nas mídias só para dar uma olhadinha e fica horas na frente do computador;
7-Sempre adiar uma decisão de cunho pessoal ou profissional;
8-Dar desculpas para iniciar uma atividade física, uma dieta, um habito qualquer;
9-Adiar constantemente uma consulta de rotina;
10-O cesto de roupas está cheio mas fica deitada vendo televisão e deixa para amanhã, o amanhã só chega quando não cabe mais roupa;
11-Ficar deitada vendo televisão e deixa o copo ou o prato em cima do móvel, precisa fazer um grande esforço para colocar as notas fiscais em ordem para o planejamento doméstico, transfere sempre a arrumação do armário para a retirada do que não usa mais, deixa para comprar o ingresso no último momento, faz suas compras comemorativas no último momento, diz que já está chegando ao compromisso e nem saiu de casa, estuda correndo no dia da prova, arranja uma desculpa para não ir trabalhar pois está chovendo, usa o botão da soneca no despertador, as desculpas sempre estão presentes para justificar o que deveria ter feito e não fez e sempre tem um culpado para tal. Repete para si mesmo, eu trabalhei muito eu mereço ficar aqui descansando, eu mereço esse momento de paz.
Existem exercícios e técnicas fantásticas para trabalhar esse comportamento tão nocivo quando ele vira um hábito.
Espero te-la ajudado.
Meu próximo assunto será sobre as esferas do tempo e sobre decisões.
Beijos.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

02 Passos para entender pensamentos e trabalhar emoções

Amigos, nossa palestra-coaching "02 Passos para entender os pensamentos e trabalhar as emoções" foi um sucesso. Um clima positivo, pessoas se conscientizando dos seus verdadeiros motivos para conquistar a vitória, todos unidos numa mesma energia com muito alegria e entusiasmo.  Foi emocionante.   Se você não pode ir, teremos outras oportunidades. Aqui, compartilho agora, um pequeno registro do nosso momento feliz!
Grande abraço coração com coração.
Iruaci Carvalho.